quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como deve pesar-se


Deve ter consciência do que deve ou não fazer se deseja obter uma medição correcta do seu peso, especialmente se está a tentar perder algum.
  • Para maior precisão, certifique-se de que a sua balança de casa-de-banho é de um fabricante conceituado. Não compre a mais barata que encontrar, pois pode não ser muito precisa.
  • Pese-se sempre com a mesma roupa, em roupa interior ou sem roupa.
  • Pese-se sempre na mesma balança e no mesmo sítio. Se possível, arranje uma balança de casa-de-banho para sua utilização exclusiva. Balanças diferentes variam na precisão e no modo como são calibradas, sendo provável que obtenha resultados ligeiramente diferentes se mudar de balança. Pode, por exemplo, achar que tem mais peso numa balança diferente se esta não for muito precisa. Tenha atenção se usar a balança do ginásio – pode parecer precisa, mas é utilizada por centenas de pessoas e tende a desgastar-se.
  • Pese-se sempre á mesma hora, de preferência de bexiga, intestinos e estômago vazios. Logo de manhã, após a primeira ida á casa-de-banho e em jejum, é a melhor altura.
  • Não se pese mais do que uma vez por semana. Todos temos flutuações de peso normais – especialmente as mulheres durante o seu ciclo menstrual- e poderá sentir algum desânimo se pesar mais do que no dia anterior.
  • Se está a tentar perder peso com um programa de exercício físico, deve lembrar-se de que os músculos pesam mais do que o tecido adiposo. Em determinada altura poderá ter o corpo mais esbelto e tonificado, mas o peso manter-se-á ou poderá até aumentar, dada a sua maior massa muscular. Não desanime.
  • Verifique o seu peso. A medição correcta do seu peso é uma parte essencial da avaliação da sua saúde. Pese-se regularmente com as mesmas roupas, em roupa interior ou sem roupa, sempre ã mesma hora, de preferência de manhã, antes do pequeno-almoço.
Fonte: Dra. Jacqueline Dias Fernandes, Nutricionista

1 comentário:

MissB disse...

Adorei as dicas, muito utéis! :)

Beijinhos e bom fim-de-semana, MissB