quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2013

Companheiras de dieta - Janeiro

Desculpem o atraso na atualização da informação, mas com tanta festividade (Dia de amigos, de amigas, de compadres, de comadres e Carnaval) e provas na universidade tem sido difícil manter-me firme na dieta e atualizar o blog.

Como podem verificar, na última semana de janeiro, 3 elementos ganharam peso, inclusive eu. O motivo principal do sucedido é óbvio: Comemos coisas que não devíamos!
 
Mas, o que nos levou a desviarmo-nos do nosso caminho?

Foram vários os motivos:
- Estivemos expostas a mais tentações
- Aumento de stress (gerando fome emocional)
- Questões hormonais
- Falhas de registo da alimentação
- Menos comunicação entre os elementos do grupo
 
O mês de fevereiro também não está famoso, mas não vamos desistir. Aguardem-nos!!! :)

segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013

Progressos das Companheiras de Dieta

Duas semanas depois, eis os nossos resultados. 

Estamos ainda numa fase de adaptação aos hábitos alimentares saudáveis, continuamos todas a fazer alguns excessos e a petiscar um docinho aqui e ali... Temos consciência de que as primeiras semanas são as mais difíceis, mas o importante é não desistir. 

A BL já perdeu 2 kg! Qual o segredo? Exercício regular: 45 minutos de caminhada diariamente. Ela passeia todos os dias os seus cães. 

Não é necessário gastar dinheiro em ginásios, basta levantarmo-nos do sofá e andar um bocadinho. 30 minutos são suficientes e podem ser repartidos em dois períodos - de manhã e de tarde.

Fonte da imagem: Real Simple

Está mais do que provado que o segredo do sucesso está numa ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL + EXERCÍCIO FÍSICO. Agora só precisamos interiorizar essa mensagem e aplicá-la no nosso dia a dia.



Nota: Não estamos a fazer nenhuma dieta rigorosa. Comemos de tudo, com moderação! 

quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013

Trabalho de equipa - Apresentações e progresso



Temos um grupo formado, de 5 mulheres, que decidiram que em 2013 queriam ser mais elegantes, ativas e acima de tudo saudáveis. Decidimos unir-nos e apoiar-nos na nossa reeducação alimentar, pois, como em tudo na vida, a união faz a força!

Temos a tabela de apresentações (por ordem aleatória):

NOMES ► MP MS CC BL PC
PESO INICIAL (kg) 68,2 78,5 76,8 76 88,2
ALTURA (m) 1,68 1,67 1,68 1,64 1,72
IDADE 36 39 33 39 39

No dia 7 de janeiro, cada uma definiu o seu objetivo mensal. Para além disso, pesámo-nos, medimo-nos e começámos a registar diariamente tudo o que comemos, o que bebemos, o exercício feito, as horas dormidas e alguns desabafos considerados pertinentes.


NOMES
PESO INICIAL
1ª SEMANA
BL
76,00
75,10
CC
76,80
76,30
MP
68,50
67,90
MS
78,50
78,00
PC
88,20
87,10

Como podem verificar, estamos todas de parabéns. Numa semana, no total, perdemos 3,6kg!
Pode não parecer muito, mas está perfeito. A reeducação alimentar, ao contrário das dietas radicais, é um processo lento, mas progressivo, em que o principal objetivo é adquirirem-se hábitos para o resto da vida.

Para quem tiver curiosidade, disponibilizo para download o ficheiro que criei e utilizamos para registo da nossa alimentação.

quarta-feira, 9 de Janeiro de 2013

Papas de aveia de frigorífico

Quem me falou destas papas, que não precisam de ser cozinhadas, foi a minha amiga C., companheira das dietas, e fui logo experimentar.
Imagem do blogue The Yummy Life
 

Já testei algumas versões e fiquei rendida! São uma ótima opção para o pequeno-almoço ou para os lanchinhos e saciam bastante.
 
A base para estas papas são os flocos de aveia, iogurte e leite. Depois "o céu é o limite", pode adicionar sementes (chia, linhaça, abóbora, etc), sultanas, bagas de goji, nozes, amendoa, frutas em pedaços ou em puré, compotas ou geléias (light), mel, adoçante, chocolate em pó, alfarroba, canela, côco ralado, café em pó instantâneo, leite de côco, extrato de baunilha, manteiga de amendoim, etc.
 
Depois é só fazer experiências com os seus ingredientes favoritos, até obter a sua receita perfeita, tanto a nível de consistência como de sabor. Coloque nos copos a aveia, iogurte (sólido ou líquido), leite e os restantes ingredientes a seu gosto. Misture tudo, feche bem e leve ao frigorífico umas horas ou durante a noite. Na hora de servir decore com frutinhas e delicie-se.
 
Esta opção é ótima para o Verão mas, para quem preferir quente, pode aquecer no microondas.
 
No entanto, tenham cuidado! Apesar de ser uma opção muito saudável, há que ter cuidado com as escolhas dos ingredientes, alguns podem ser altamente calóricos, principalmente para quem pretende perder peso.

Podem consultar várias receitas e opções no blog  The Yummy Life -> aqui e -> aqui.

sábado, 5 de Janeiro de 2013

Erva-Cidreira



Entre os principais benefícios do chá de erva-cidreira podemos citar:

  • Melhor qualidade do sono. ´
  • Alívio das dores de cabeça.
  • Diminuição dos gases.
  • Prevenção de distúrbios digestivos.
  • Alívio das cólicas menstruais e intestinais.
  • Prevenção de distúrbios renais.
  • Promove o alívio de tosses e febres.
  • Promove a tranquilidade.

Erva-Cidreira de nome científico Melissa oficinalis, é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes, diuréticas e expectorante, utilizada no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

Fonte: Tua Saúde

sábado, 29 de Dezembro de 2012

O que temos para o jantar?


Uma saladinha de novilho com bagos de romã, para desintoxicar dos excessos de Natal.

A receita está no meu outro blogue: Delícias e Companhia

quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

Jantar saudável



Finalmente já era tempo de dar uso à Varoma da minha Bimby.

Para quem não sabe, a Bimby é um robot de cozinha, da Vorwerk, com diversas funcionalidades: Pesa, mistura, emulsiona, amassa, bate, aquece, ferve, cozinha, corta, rala, mói, tritura, etc. Ela traz uma acessório chamado "Varoma" que permite cozinhar a vapor, o que poderá ser um grande aliado na minha reeducação alimentar.
 
Admito que até ao momento as únicas coisas saudáveis que tenho cozinhado nela têm sido sopas, de resto a maior parte das vezes cozinhei comidinhas altamente calóricas! Um robot que nos permite fazer sobremesas em poucos minutos, também pode ser um perigo na cozinha... Mas chegou a hora de dar-lhe um uso diferente.



O jantar de hoje foi pescada com legumes ao vapor em cama de tomate. A receita está disponível no meu outro blogue - Delícias e Companhia.

quarta-feira, 26 de Dezembro de 2012

Ano novo vida nova



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier
 
Infelizmente, todos os kg que perdi na minha dieta, no início de 2010 (11kg), foram recuperados. A balança, no final de 2012, dá conta disso.  Mas, porque eu não sou de desistir facilmente, decidi já pôr mãos à obra. Afinal de contas, "ano novo, vida nova". Além disso, se eu consigo motivar outras pessoas a fazerem reeducação alimentar, tenho de dar o exemplo. Com força e determinação tudo se consegue!
 
Hoje tive uma sessão de Nutricoaching, um método novo que parece ter resultados mais consistentes. Defini o meu objetivo e foram delineadas algumas estratégias para que eu consiga atingi-lo! Manter este blog ativo é uma dessas estratégias, por isso as publicações passarão a ser mais frequentes.
 
Até já :-)
 
 
 

segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012

5 Dicas saudáveis para os dias de festa



1 – Seja moderado com os excessos, mas lembre-se de que alguns deles são típicos desta época do ano, é por isso que se recomenda que sejam ingeridos precisamente só em dias de festa!
 
2 – Coma devagar (principalmente as especialidades de que mais gosta).
 
3 – Tenha prazer em cada escolha, não fique a pensar na próxima delícia que vai provar.
 
4 – Por outro lado, não se esqueça de que a alimentação ou até mesmo a troca de presentes não devem ser as principais atracções da festa, mas sim o convívio, a amizade e o amor.
 
5 – Se sentiu que comeu muito na festa, não inicie qualquer jejum para compensar os abusos e nem fique a sentir-se culpado. Lembre-se que não é nestes dias, mas sim durante todo o ano que é necessário fazer as escolhas mais saudáveis, por isso, basta voltar a uma rotina alimentar saudável nos dias seguintes.
 
Fonte: APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

sexta-feira, 24 de Agosto de 2012

Registe aquilo que ingere


Registar tudo aquilo que se come é muito benéfico para quem pretende perder/manter o peso.

Por experiência própria, sempre que deixei de registar ganhei peso! Vai um petisco aqui, outra coisinha ali e sem darmos conta a gula tomou conta de nós.

Retomei esta semana o hábito de preencher novamente o meu Diário de Dieta! Pois nos últimos meses o ponteiro da balança subiu... :(

A manutenção dum diário ajuda a pessoa a manter-se focada no seu objetivo e ajuda a planear as refeições com antecedência. É uma ferramenta muito importante na auto-monitorização e vai obrigá-lo(a) a refletir acerca daquilo que ingere. Ao visualizar os seus padrões de comportamento, terá também uma maior facilidade em corrigir o que está mal. 

Partilho convosco, para download, um documento mensal que costumo usar para ir registando aquilo que como. 

Sem grande esforço, verá que se registar TUDO aquilo que ingere no final do mês terá perdido algum peso. Se arranjar uma companheira de dieta, melhor ainda! Vão registando aquilo que comem e regularmente enviem uma à outra, troquem impressões, motivem-se e os resultados serão certamente positivos.

Este documento é apenas um exemplo, pois poderá registar num bloco de papel, no seu telemóvel, no seu ipad, ou noutro sítio que lhe dê mais jeito.

Sugiro que registe, se possível, logo após tomar a refeição, ao fazê-lo apenas ao fim do dia poderá esquecer-se daquilo que já foi ingerido. E nada de fazer batota! :P

BOA SORTE!!!

terça-feira, 7 de Agosto de 2012

Faça o que eu digo...




Como seria de suspeitar, eu quando fico muito tempo sem postar alguma coisa no blog é porque  houve retrocesso na minha reeducação alimentar :( 

De qualquer modo, as dicas continuam na página do Facebook.



PS: Mas eu não desisto! :)

quarta-feira, 16 de Maio de 2012

Workshop Saber Comer para Saber Viver


Um Workshop a não perder:

Integrado no programa da Feira da Primavera da Quinta do Galo, no próximo dia 20 de maio, haverá um Workshop intitulado "Saber Comer para Saber Viver", com a dietista Catarina Pedroso Lima, pelas 17:00.  Não necessita inscrição. Apareça!

quarta-feira, 18 de Abril de 2012

Procuram-se parceiras por 1 dia


Estou a ponderar fazer no próximo Sábado, dia 21 de abril,  o programa de desintoxicação da Dra. Ann Louise Gittleman.

Alguém quer fazer comigo este fim de semana? Assim fazíamos em equipa e partilhávamos os resultados.

Voluntárias?


NOTA: Como várias pessoas querem fazer, mas não podem fazer no mesmo dia, fica aberto o desafio até ao final do mês. Quem estiver interessada é favor enviar-me um email ou então informe-me na página no facebook. Boa sorte a todas!

segunda-feira, 16 de Abril de 2012

Companheiras de dieta - Gráfico Final

Desculpem a demora em publicar o resultado final, mas finalmente cá está o resultado de 3 meses de trabalho de equipa, de 9 de janeiro a 9 de abril de 2012:




A experiência foi benéfica para todas, pois apesar das oscilações todas perdemos peso. Parabéns e obrigada às minhas companheiras de dieta :-)

No início foi um bocadinho difícil introduzir disciplina na nossa alimentação,  mas com persistência e a ajuda do grupo houve uma grande motivação. O primeiro mês foi o de maior perda de peso. Nas primeiras semanas houve um maior empenhamento de todas, fizemos uma dieta mais equilibrada, fizemos mais exercício e  registamos tudo o que comemos.

Infelizmente a  partir daí gradualmente começamos todas a descuidar-nos, introduzindo um docinho aqui e ali, fazendo menos exercício e deixando de registar aquilo que comíamos, não enviando o diário da nossa alimentação umas às outras. Enfim, admito, aos poucos fomos boicotando o esquema...

Pessoalmente não tenho dúvidas de que registar aquilo que se come quando se quer perder peso é fundamental! É a única forma de termos a verdadeira noção daquilo que ingerimos e de nos corrigirmos. É também muito importante ter alguém com quem partilhar essa informação para que sirva de vigilante e nos ajude a manter motivadas.

Terminou a dieta de grupo, mas  a nossa jornada não termina aqui. Continuamos todas empenhadas na nossa reeducação alimentar e não vamos desistir, mas agora está cada uma por sua conta!

Espero que a nossa experiência vos tenha motivado.