sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dicas para fazer compras saudáveis

Faça uma lista. Se não planear o que necessita realmente, as compras por impulso tornam-se muito maiores. Assim evitará tentações e gastos supérfluos.

Coma antes de ir às compras. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários.


Programe suas idas ao supermercado. Com compras mensais ou semanais evita-se idas desnecessárias e portanto, compras desnecessárias.

Varie a sua alimentação. Modifique a sua rotina incluindo novos alimentos saudáveis. Certifique-se que inclui todos os alimentos, na variedade e na quantidade, de forma a obter um plano alimentar equilibrado. Para isso poderá utilizar como referência a nova pirâmide dos alimentos, para perceber quais as quantidades e que tipos de alimentos deverá ingerir diariamente.


A secção de verduras e frutas deve ser o seu lugar preferido no supermercado. Quando tiver de escolher, opte sempre por alimentos o menos processado possível. A fruta e vegetais frescos ou congelados por processar (ao natural) mantêm o valor nutricional pois não foram transformados. Quanto mais processado for o alimento menor a probabilidade de ser um bom alimento. Se puder, compre os orgânicos que, além de oferecerem mais nutrientes, estão livres de substâncias tóxicas.
Pães e cereais integrais são indispensáveis. São fontes de vitaminas e fibra, muito importantes numa alimentação saudável.

Compre bebidas saudáveis. Dê preferência à água, no entanto se comprar outras bebidas opte por adicionar à sua alimentação um pouco de vinho tinto, pois é rico em antioxidantes; se optar ou adicionar sumos à alimentação, opte sempre por sumos 100% naturais, sem a adição de açúcar ou adoçantes.

Leite magro e derivados. O leite e seus derivados são grandes fontes de cálcio e vitamina D, óptimos para o desenvolvimento e manutenção dos ossos saudáveis. Queijos brancos, frescos, tipo cottage fazem bem à sua saúde e que são necessários ao corpo, principalmente pela manhã. Os iogurtes são uma óptima opção para os seus lanches.
Peixe, marisco, aves, carne magra e ovos. As escolhas relativamente à proteína ingerida devem residir essencialmente em peixe, aves e pouca carne magra. É aconselhável fazer pelo menos 4 refeições de peixe por semana, contudo, opte por peixe fresco ou congelado mas pescado no mar e não criado em aquacultura. Inclua na lista de compras peixe gordo como o salmão ou sardinhas, pois são ricos em ómega 3, prevenindo não só o envelhecimento do corpo e da mente mas também as doenças do coração. 

Evite os molhos gordos. Prefira o básico: limão, azeite, vinagre e ervas aromáticas. Assim poupa calorias e ganha saúde.

Leia os rótulos. Alguns alimentos que parecem ser muito saudáveis são verdadeiras bombas calóricas e pobres em nutrientes. Ler os rótulos é importante para descodificar o que os alimentos contêm ou o que lhes falta. Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras.


BOAS COMPRAS!

10 comentários:

Xana Bértolo disse...

Oi Manuela, gostei destas dicas :)... Eu bem ando a tentar re-educar, cá em casa tenho a resistência aos verdes pela pequena.. Enfim, lá virá o tempo... Pelo menos come a sopa, já não é mau :)...
beijocas

Maria Vitamina disse...

São concelhos muito bons. Já tenho o hábito de ir às compras com lista para evitar passar por todas as secções do hipermercado. Assim vou directa ao que preciso e evito tentações!
Bjs

Natália Eleutério disse...

Óptimas dicas, bjs.

Elvira disse...

Excelentes dicas ! :)
Beijinhos.

Andanhos disse...

Ótimas dicas!
Ler os rótulos é fundamental. Quantas vezes um produto aparentemente light e saudável não tem um monte de calorias, carboidratos e gorduras?!

Rach disse...

Engraçado, nunca tinha pensado, mas realmente quando eu vou ao supermercado com fome eu compro tudo muito desnessário tais como doces, bolachas... e olha que depois nem como ou como excessivamente (tal como amendoim... - risos).

Interessante, gostei da matéria =)

Anónimo disse...

Oiii...passando pra deixar um bj,e desejar um lindo resto de semana!!!

disse...

Bem manuela que optimas receitas que para aqui andam!! Ja te estou a seguir nos 2 blogues e ja estas nos meus preferidos, coisas mais boas que aqui tens jasus! e tudo para perder peso

Unknown disse...

olá seu blog e uma gracinha cheio de novidades e eu vou t segui para nao perder nada nenhum detalhe

http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

Lala disse...

Olá, achei seu blog pelo Figos&Funghis e gostei bastante da sua proposta mais saudável e light!!

já estou seguindo. Quando tiver um tempinho passa lá no meu canto!

bjs,