quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Motivação interna e externa - Dieta


É importante estar motivada para realizar uma dieta ou uma mudança de hábitos alimentares, estar motivada implica sentir vontade, estar disponível para empregar energia num determinado objectivo/acção e saber lidar com algumas dificuldades no percurso.
Para muitas pessoas a dificuldade inicial é tremenda, por isso adiam o início constantemente, não se torture, comece apenas a dieta, quando sentir que está motivado(a) a fazê-lo ou procure ajuda profissional.

Objectivos

Existem pessoas que lhes é mais fácil reunir condições para se sentirem motivadas internamente, ou porque as famílias e companheiros colaboram, ou porque têm níveis elevados de auto-confiança e conseguem mais facilmente.
Mas quando existe um problema de peso, tudo parece difícil, ou pelo menos para a maioria das pessoas, senão não era um problema de saúde generalizado.
Algo que deve ter em conta são os objectivos inalcançáveis, muitas vezes antes de iniciar um dieta, muitas pessoas pensam num modelo de “perfeição” como uma espécie de auto-idealização, como nos contos de fadas… o patinho feio que virou cisne, e em vez de irem passo a passo, ao primeiro confronto com a não concretização rápida da sua idealização, desistem. Uma das razões pela qual se deve ser acompanhado por um nutricionista, é porque esta outra pessoa ajudará a encontrar o equilíbrio necessário para concretizar este objectivo.
Outra questão extremamente importante é dar prevalência a aspectos positivos e objectivos concretizados, pensar nas experiências relacionadas com objectivos em qualquer área da sua vida, que já realizou e alcançou pode ser importante para perceber que é uma pessoa capaz e como tal este novo objectivo deverá ser encarado desta forma.

“De acordo com a teoria da expectativa, a quantidade de esforço que uma pessoa exerce em uma tarefa específica depende da expectativa que ela tem de seu resultado.”


Truques

Apresento-lhe alguns truques que a podem ajudar neste processo, por exemplo:
  • Propor a si mesma uma recompensa final, ou no final de cada X quilos proporcionar a si mesma um presente como um novo adereço, uma massagem ou um banho aromatizado.
  • Poderá ter também num local visível em casa frases suas ou de outros autores sobre o que deverá ter em mente durante o processo de reeducação alimentar como por exemplo: persistência, sucesso, conquista, confiança, encha o seu mundo de positivismo.
Diário
Arranje um diário, no caso de se sentir culpabilizada por ter feito um deslize ou pelas dificuldades encontradas, escreva sobre o que experienciou, o que sentiu e o que teve mais dificuldade, ao reler as suas palavras poderá perceber o que correu mal e porque podendo não repetir a situação. 


Fonte: Artigo publicado por Dra. Raquel Carmona (Psicóloga)

sábado, 10 de Setembro de 2011

Perder até 2 kg num dia!

Uma amiga enviou-me este programa alimentar de desintoxicação de um dia e por ser eficaz decidi hoje partilhar convosco. Como não me portei muito bem durante as férias decidi fazer hoje esta dieta para limpar o organismo e para de seguida recomeçar a minha dieta ampla.


Programa alimentar de desintoxicação
 
Perder pouco mais de 2 kilos em apenas 1 dia é possível, graças ao programa alimentar da Dra. Ann Louise Gittleman. Esta nutricionista, especialista em dietas de desintoxicação, criou um programa alimentar baseado em líquidos, cuja composição são dois sumos diferentes que permitem perder até 2,27 quilos num dia. Tal é possível devido à mistura de importantes nutrientes existentes nas frutas e nas funções antioxidantes presentes nos temperos. 

A dieta deve ter inicio logo pela manhã, assim que acordar a primeira coisa a fazer é pesar-se, de seguida vai fazer 2 tipos de sumo e vai beber 1 copo de hora em hora, tendo o cuidado de alternar os sabores (limão e frutas). Por exemplo Se acordar às 7h começa logo a essa hora com um copo de sumo de limão, às 8h um copo de sumo desintoxicante de frutas e vai alternando assim sucessivamente até ao fim do dia. 



RECEITA DOS SUMOS

Sumo de limão:
1 copo de água (eu uso a medida de cup) com 1 colher de chá de sumo de limão. 
 
Sumo de frutas:
1 copo de sumo de uva (usei da marca Ceres); 
1 copo de sumo de abacaxi natural; (triturei no copo da varinha mágica)
7 copos de água;
1/2 copo de sumo de laranja natural ; 
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado; 
1/2 colher (de chá) de canela; 
1 pitada de cravo-da–índia (não usei).

1 copo = 1 cup = 235ml


Na manhã seguinte, quando acordar, volte a pesar-se e veja o resultado obtido.

Notas importantes: Este programa deve ser feito apenas uma vez a cada 15 dias e só deve ser feito por quem se encontre de perfeita saúde.  Convém fazer num dia que esteja em casa pois irá muitas vezes à casa de banho. Caso não consiga resistir à tentação de comer algo sólido durante o dia, pode comer até 2 castanhas ou qualquer outra fruta oleaginosa, como é o caso das nozes, avelãs ou castanhas. Ao mastigar estão a contribuir para um aumento da sensação de saciedade.

Eu com esta dieta perdi 1.7kg, este valor varia de pessoa para pessoa consoante o seu metabolismo e o seu peso actual. Fez esta dieta? Então partilhe nos comentários a sua experiência e o peso perdido.