segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013

Progressos das Companheiras de Dieta

Duas semanas depois, eis os nossos resultados. 

Estamos ainda numa fase de adaptação aos hábitos alimentares saudáveis, continuamos todas a fazer alguns excessos e a petiscar um docinho aqui e ali... Temos consciência de que as primeiras semanas são as mais difíceis, mas o importante é não desistir. 

A BL já perdeu 2 kg! Qual o segredo? Exercício regular: 45 minutos de caminhada diariamente. Ela passeia todos os dias os seus cães. 

Não é necessário gastar dinheiro em ginásios, basta levantarmo-nos do sofá e andar um bocadinho. 30 minutos são suficientes e podem ser repartidos em dois períodos - de manhã e de tarde.

Fonte da imagem: Real Simple

Está mais do que provado que o segredo do sucesso está numa ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL + EXERCÍCIO FÍSICO. Agora só precisamos interiorizar essa mensagem e aplicá-la no nosso dia a dia.



Nota: Não estamos a fazer nenhuma dieta rigorosa. Comemos de tudo, com moderação! 

quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013

Trabalho de equipa - Apresentações e progresso



Temos um grupo formado, de 5 mulheres, que decidiram que em 2013 queriam ser mais elegantes, ativas e acima de tudo saudáveis. Decidimos unir-nos e apoiar-nos na nossa reeducação alimentar, pois, como em tudo na vida, a união faz a força!

Temos a tabela de apresentações (por ordem aleatória):

NOMES ► MP MS CC BL PC
PESO INICIAL (kg) 68,2 78,5 76,8 76 88,2
ALTURA (m) 1,68 1,67 1,68 1,64 1,72
IDADE 36 39 33 39 39

No dia 7 de janeiro, cada uma definiu o seu objetivo mensal. Para além disso, pesámo-nos, medimo-nos e começámos a registar diariamente tudo o que comemos, o que bebemos, o exercício feito, as horas dormidas e alguns desabafos considerados pertinentes.


NOMES
PESO INICIAL
1ª SEMANA
BL
76,00
75,10
CC
76,80
76,30
MP
68,50
67,90
MS
78,50
78,00
PC
88,20
87,10

Como podem verificar, estamos todas de parabéns. Numa semana, no total, perdemos 3,6kg!
Pode não parecer muito, mas está perfeito. A reeducação alimentar, ao contrário das dietas radicais, é um processo lento, mas progressivo, em que o principal objetivo é adquirirem-se hábitos para o resto da vida.

Para quem tiver curiosidade, disponibilizo para download o ficheiro que criei e utilizamos para registo da nossa alimentação.

quarta-feira, 9 de Janeiro de 2013

Papas de aveia de frigorífico

Quem me falou destas papas, que não precisam de ser cozinhadas, foi a minha amiga C., companheira das dietas, e fui logo experimentar.
Imagem do blogue The Yummy Life
 

Já testei algumas versões e fiquei rendida! São uma ótima opção para o pequeno-almoço ou para os lanchinhos e saciam bastante.
 
A base para estas papas são os flocos de aveia, iogurte e leite. Depois "o céu é o limite", pode adicionar sementes (chia, linhaça, abóbora, etc), sultanas, bagas de goji, nozes, amendoa, frutas em pedaços ou em puré, compotas ou geléias (light), mel, adoçante, chocolate em pó, alfarroba, canela, côco ralado, café em pó instantâneo, leite de côco, extrato de baunilha, manteiga de amendoim, etc.
 
Depois é só fazer experiências com os seus ingredientes favoritos, até obter a sua receita perfeita, tanto a nível de consistência como de sabor. Coloque nos copos a aveia, iogurte (sólido ou líquido), leite e os restantes ingredientes a seu gosto. Misture tudo, feche bem e leve ao frigorífico umas horas ou durante a noite. Na hora de servir decore com frutinhas e delicie-se.
 
Esta opção é ótima para o Verão mas, para quem preferir quente, pode aquecer no microondas.
 
No entanto, tenham cuidado! Apesar de ser uma opção muito saudável, há que ter cuidado com as escolhas dos ingredientes, alguns podem ser altamente calóricos, principalmente para quem pretende perder peso.

Podem consultar várias receitas e opções no blog  The Yummy Life -> aqui e -> aqui.

sábado, 5 de Janeiro de 2013

Erva-Cidreira



Entre os principais benefícios do chá de erva-cidreira podemos citar:

  • Melhor qualidade do sono. ´
  • Alívio das dores de cabeça.
  • Diminuição dos gases.
  • Prevenção de distúrbios digestivos.
  • Alívio das cólicas menstruais e intestinais.
  • Prevenção de distúrbios renais.
  • Promove o alívio de tosses e febres.
  • Promove a tranquilidade.

Erva-Cidreira de nome científico Melissa oficinalis, é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes, diuréticas e expectorante, utilizada no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

Fonte: Tua Saúde