quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Motivação interna e externa - Dieta


É importante estar motivada para realizar uma dieta ou uma mudança de hábitos alimentares, estar motivada implica sentir vontade, estar disponível para empregar energia num determinado objectivo/acção e saber lidar com algumas dificuldades no percurso.
Para muitas pessoas a dificuldade inicial é tremenda, por isso adiam o início constantemente, não se torture, comece apenas a dieta, quando sentir que está motivado(a) a fazê-lo ou procure ajuda profissional.

Objectivos

Existem pessoas que lhes é mais fácil reunir condições para se sentirem motivadas internamente, ou porque as famílias e companheiros colaboram, ou porque têm níveis elevados de auto-confiança e conseguem mais facilmente.
Mas quando existe um problema de peso, tudo parece difícil, ou pelo menos para a maioria das pessoas, senão não era um problema de saúde generalizado.
Algo que deve ter em conta são os objectivos inalcançáveis, muitas vezes antes de iniciar um dieta, muitas pessoas pensam num modelo de “perfeição” como uma espécie de auto-idealização, como nos contos de fadas… o patinho feio que virou cisne, e em vez de irem passo a passo, ao primeiro confronto com a não concretização rápida da sua idealização, desistem. Uma das razões pela qual se deve ser acompanhado por um nutricionista, é porque esta outra pessoa ajudará a encontrar o equilíbrio necessário para concretizar este objectivo.
Outra questão extremamente importante é dar prevalência a aspectos positivos e objectivos concretizados, pensar nas experiências relacionadas com objectivos em qualquer área da sua vida, que já realizou e alcançou pode ser importante para perceber que é uma pessoa capaz e como tal este novo objectivo deverá ser encarado desta forma.

“De acordo com a teoria da expectativa, a quantidade de esforço que uma pessoa exerce em uma tarefa específica depende da expectativa que ela tem de seu resultado.”


Truques

Apresento-lhe alguns truques que a podem ajudar neste processo, por exemplo:
  • Propor a si mesma uma recompensa final, ou no final de cada X quilos proporcionar a si mesma um presente como um novo adereço, uma massagem ou um banho aromatizado.
  • Poderá ter também num local visível em casa frases suas ou de outros autores sobre o que deverá ter em mente durante o processo de reeducação alimentar como por exemplo: persistência, sucesso, conquista, confiança, encha o seu mundo de positivismo.
Diário
Arranje um diário, no caso de se sentir culpabilizada por ter feito um deslize ou pelas dificuldades encontradas, escreva sobre o que experienciou, o que sentiu e o que teve mais dificuldade, ao reler as suas palavras poderá perceber o que correu mal e porque podendo não repetir a situação. 


Fonte: Artigo publicado por Dra. Raquel Carmona (Psicóloga)

1 comentário:

Susana disse...

Manuela, vejo que já te estás a mentalizar para a luta!lol É já sábado, não é!? Eu estou contigo para o que precisares. o próximo fim de semana vai ser parecido com o fds passado... festa e coisas doces para comer!:) tenho uma baby shower, por isso estás a ver :).
Mas eu concordo contigo, temos de ter objetivos e persistencia para atingir os nossos objetivos. Eu por exemplo tento fazer uma alimentação saudável, mas não prescindo de uma boa tarde com agradáveis companhias e comer um docinho!lol

Beijinhos