terça-feira, 15 de novembro de 2011

10 motivos para comer linhaça


1. Bom para regular o intestino! É um laxante natural. Para quem tem problemas de prisão de ventre, a semente de linhaça é um remédio santo.

2. Ajuda emagrecer! A linhaça ajuda porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolonga o estado de saciedade. 

3. Ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por ser rica em ómega-3 e ómega-6, gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução do LDL (mau colesterol).

4. Deixa a pele com aspecto mais saudável. Pesquisas apontam que alguns compostos do grão de linhaça e principalmente o  ómega-3 actuam nas membranas celulares (deixam mais permeáveis e altera o fluxo sanguíneo) e contribuem na integridade da epiderme. Se tiver muitas espinhas, trate de incluir essa sementinha na sua alimentação!

5. Actua na redução da retenção de líquidos. Por ser desintoxicante facilita esse processo.

6. Dá energia e vitalidade. Está com preguiça? Anda afastada do ginásio? A linhaça dá-lhe energia e ajuda-a a ser mais activa no dia-dia.

7. Auxilia no combate ao cancro. Pesquisas apontam que a linhaça é capaz de diminuir o risco de tumores, especificamente de cólon, próstata e mama.

8. Reduz os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da Menopausa. O grão é rico em “lignana” (um fitoesteróide que "imita" a acção do estrogénio) que contribui para isso.

9. Contribui para regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso é óptima para diabéticos!

10. Fortalece o sistema imunológico. Reduz as manifestações alérgicas e contribui no tratamento de gripes e resfriados.

Fonte: Mulher digital
Mais informações em Wikipedia



A dose diária recomendada é de 2 colheres de sopa por dia. Utilize as sementes de linhaça, trituradas ou inteiras, no seu iogurte, nas suas saladas, nas sopas, nos bolos, em pães. A digestão e a absorção da linhaça é facilitada se a mesma for triturada.

Uma dica para melhorar o funcionamento intestinal: Coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe repousar durante a noite. De manhã, em jejum, beba essa água (fica tipo um gel). Não desperdice as sementes e utilize-as no seu iogurte.

Lembre-se que pelo simples facto de consumir a linhaça não irá emagrecer, mas aliada a uma dieta saudável e exercício físico moderado ela é um óptimo complemento!

3 comentários:

MissB disse...

Só bons motivos para termos uma vida mais saudável! :)

Manuela © disse...

Aninhas, a linhaça encontra-se à venda nalguns supermercados ou então em ervanárias.

Mary Bergfeld disse...

You've convinced me to eat more. You make a good argument for their benefits. I hope you have a wonderful day. Blessings...Mary