sábado, 21 de janeiro de 2012

A importância da fibra na sua alimentação


A fibra alimentar é sobretudo matéria vegetal indigesta sem valor nutritivo. Não pode ser absorvida; actua como agente de limpeza do sistema digestivo e como filtro de excesso de colestrol nos sucos gástricos, essenciais para a manutenção das bactérias intestinais. Os hidratos de carbono ricos em fibra têm geralmente níveis de IG (indíce glicémico) baixos e ajudam a mitigar a sensação de fome. Uma dieta rica em fibra é benéfica para doentes de diabetes de tipo 2, e os nutricionistas afirmam que uma dieta sã deve incluir pelo menos 30g diários de fibra. Podemos encontrá-la nos cereais integrais, nas sêmeas, no pão, na fruta com casca e nas verduras.

3 comentários:

Susana disse...

Olá Manuela

Gostei deste post e queria perguntar-te se o livro é porreiro? Estou curiosa em vê-lo.

Obrigada,

Bjs

Manuela © disse...

O livro tem receitas engraçadas. A editora Girassol tem a edição em português e preço ronda os 5 euros :)

Iola disse...

Olá Manuela, descobri o seu blog e já fiquei fã, gosto da forma como aborda os problemas que achamos só nossos e afinal são os mesmos com algumas variantes para todas as mulheres.
Quanto à fibra, é para mim uma aliada na regulação do trânsito intestinal, como todos os dias ao meio da manhã e ao meio da tarde um iogurte com umas colheres de farelo, para mim é certeiro. Outras vezes junto umas bagas goji, que também descobri há pouco tempo.
Felicidade para o blog.
Já agora visite o meu (é muito recente): http://blogdaiola.blogspot.com/