quarta-feira, 14 de abril de 2010

Indice de Massa Corporal e Indice de Gordura


IMC (BMI em inglês) é a sigla para Índice de Massa Corporal. O IMC é um cálculo que leva em consideração o peso corporal e a altura da pessoa. O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem peso a mais.

Os especialistas na matéria relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer várias doenças entre elas doenças do coração. É importante notar que não se toma em consideração a massa muscular quando se calcula o Índice de Massa Corporal.

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Por exemplo:

- Eu tenho 72.5 kg e meço 1,67m
- Divide-se o peso (em kgs) pela altura (em metros) ao quadrado;
- 72.5 : (1.67x1.67)
- 72.5 : 2.7889 = 25.99

O meu IMC é de 25.99 (ainda tenho peso a mais...)

Pode em alternativa usar esta calculadora de IMC:
Tabela do IMC:

Peso baixo = inferior a 18.5
Peso normal = entre 18.5 e 24.9
Peso a mais = entre 25 e 29.9
Obesidade = 30 ou mais

O Índice de Massa Corporal é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, mas não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar. 


ÍNDICE DE GORDURA

Uma pessoa pode ter o peso normal e no entanto ter um excesso de gordura e falta de massa muscular no corpo.

A distribuição ideal da composição corporal é de 20% de gordura e 80% de massa magra.

Esta massa magra é formada por músculos, ossos e órgãos. Como, em regra, os ossos e órgãos não mudam de tamanho, a variação da massa magra reflete a variação da massa muscular.

Uma mulher de 1,59 m de altura, que pesa 55 quilos, tem um peso normal. Mas, se sua composição corporal for de 35% de gordura e 65% de massa magra, ela apresenta um excesso de gordura no corpo e falta de músculos.

A esta percentagem de gordura dá-se o nome de 'índice de gordura'. Por vezes também referida como 'percentual de Gordura (%G)'

Para o cálculo desta variável terá que recorrer ao seu médico ou nutricionista. Não é possível, ao contrário do IMC (índice de massa corporal), calculá-la você mesmo. Mas o processo é simples e rápido, feito por exemplo através do teste da bioimpedância.

1 comentário:

Unknown disse...

ola to criando esse blog pro meu marido keria algumas dicas rsrs