terça-feira, 20 de abril de 2010

Segredos para uma alimentação saudável

 
Para uma alimentação saudável deve-se ter em conta o equilíbrio, a quantidade e a variedade de alimentos.

  1. Tome sempre o pequeno-almoço, preferencialmente rico em fibras.
  2. As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Mastigue bem os alimentos.
  3. Evite longos períodos em jejum. Deve comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir a quantidade). Estipule horários para as refeições. Quem fica muitas horas sem se alimentar e pula refeições acaba por sentir muita fome e isso leva a que coma exageradamente.
  4. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o estômago.
  5. No intervalo das refeições beba água, chá, infusões e sumos naturais (são as melhores opções para hidratar o seu organismo). Além de diminuir a retenção de líquidos, ajudam na lubrificação do intestino. Recomenda-se o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia. Parece muito? Mas lembre-se a água é o principal componente do nosso organismo.
  6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.
  7. Prefira os produtos lacticínios desnatados, pois estes contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (prato, muzzarela, provolone, requeijão) por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco).
  8. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Evite os fritos, opte pelos assados, cozidos ou grelhados.
  9. Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces.
  10. Abuse das frutas e legumes   
  11. Reduza a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos muito salgados (ex: presunto, alguns tipos de queijo), pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão, além disso o sal faz com que o organismo retenha mais líquidos e aumente de volume, fazendo inchar o corpo. Para temperar e dar um toque especial aos seus pratos explore combinações de ervas aromáticas e especiarias.
  12. Ao invés de ficar sentado na frente da televisão, vá fazer algum tipo de exercício, nem que seja uma caminhada leve. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. Se não for possível fazer 30 minutos seguidos de actividade física, pode obter um efeito semelhante se dividir em 2 ou 3 blocos de 15 ou 10 minutos, respectivamente. E não se esqueça de que a regularidade é um factor essencial.
  13. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.
  14. Tenha sempre uma atitude positiva e força de vontade.  As coisas não se conquistam de um dia para o outro, não julgue que em uma ou duas semanas vai ficar com o corpo igual ao da sua modelo preferida. Tudo na vida leva o seu tempo, seja compreensiva com o seu corpo.
  15. Tenha cuidado com a publicidade de produtos dietéticos que aparecem antes do Verão. Alguns suplementos alimentares  podem ajudar a "matar" aquela fome e podem até ter propriedades que auxiliam perda de peso, mas as perdas de peso drásticas não são saudáveis. Sem uma reeducação alimentar não há milagres! Antes de seguir uma dieta, deve consultar um médico ou nutricionista a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo. Deste modo, serão fornecidos todos os nutrientes necessários, em quantidade adequada, permitindo um funcionamento pleno do seu organismo.

5 comentários:

Susana Antunes disse...

Excelentes conselhos...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana....

P.S. Está quase... boa sorte... ;)

Pecados da mesa disse...

Olá;
Muito bom o seu trabalho com o texto da alimentação saudável.
Eu me preocupo muito com a alimentação balanceada, nutritiva e saudável. Serei sua seguidora de agora em diante. Parabéns!
Gostaria muito que você me visitasse e me seguisse em Pecados da Mesa, sou do Brasil.
DEUS te abençõe!
Beijo!!!

Me Myself I disse...

Querida Manuela,

andava eu pela internet à procura de receitas de iogurtes caseiros quando me deparei com este seu blog (trazida pelo seu Delícias e Companhia)!
Uau, estou impressionada! E dou-lhe os meus parabéns!
Eu vou tentando fazer dietas, mas tenho uma força de vontade tão pequenina que me irrita! Adoro comer, enfim! E então quando estou mais aborrecida... é um desastre!
Andei num nutricionista durante algum tempo e até correu bem, mas depois entrei numa fase complicada e não consegui continuar a dieta!

Bom, era só para lhe dar os meus parabéns e para lhe dizer que me deu alguma força de vontade para continuar a fazer a dieta (nada de complicado, apenas uma alimentação saudável) que me propus fazer no início desta semana.

Diana

Saia do Sofá disse...

Oi, primeiramente, seu blog é demais! Sempre acompanho e adoro.. fiz um blog, e estou divulgando o seu blog tudo bem? Se puder fazer uma visitinha, ou favoritar no seu, muito obrigada!! bjss

Nutrição e Bem-Estar disse...

Dicas interessantes, veja aqui mais sobre O Pequeno-Almoço Saudável