quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mastigar bem para não engordar

Muitas pessoas pensam que uma boa alimentação reside apenas no que se escolhe para pôr no prato. Mas há outras coisas importantes, ou mesmo fundamentais, para que a alimentação se faça de uma maneira correcta. A forma como se mastiga é uma delas.



Comer devagar e mastigar bem os alimentos é uma das maiores defesas para não engordar. Se devorarmos o que está num prato, mais «aspirando» do que comendo, rapidamente a comida desaparece e ainda não teve tempo de começar a dar a sensação de satisfação e de se «estar cheio» - é evidente, pois se não desdobrámos os compostos em mais pequenos, se não damos tempo ao estômago de ir enchendo, claro que nem damos pelo que comemos.

Não nos podemos esquecer que o nosso cérebro demora até 15 minutos a perceber o que se passou no estômago e se a pessoa comeu ou não.

Assim, na gula de comer, sobretudo se gostamos do que está na travessa, enchemos outra vez o prato e devoramos mais uma vez. E outra. E, às vezes, mais uma outra. Quem quer emagrecer come mais vezes ao dia, mas come devagar, mastiga até não poder mais. E, ao chegar a meio do prato, já se sente saciado, cheio, pleno, até quase com dores nos maxilares, mas seguramente sem vontade de voltar a enchê-lo.

Basta ver como, por exemplo num restaurante ou numa festa, as pessoas gordas comem e como as que são magras o fazem. A diferença está (também) aí. E, já agora, uma curiosidade: ao comer muito à noite, vamos libertar uma hormona, que se regula pelo ciclo dia-noite, e que inibe a hormona do crescimento, fazendo com que queimemos menos calorias durante esse período.

É por isso que as pessoas que comem muito à noite e que são gordas engordam a dormir. Veio também a descobrir-se que essa hormona (um péptido designado por Y, produzido no estômago) é estimulado quando se mastiga mal e os alimentos chegam ao estômago com pouca saliva.

Mastigar mal pode ainda causar azia, enfartamento, sonolência após as refeições, noites mal dormidas, entre outros problemas. Todas estas são razões de sobra para mastigarmos bem.

2 comentários:

Ana Powell disse...

Pois é este é o mal de muita gente pois o pessoal come sempre a correr.
Excelente post x

Marciel Soares disse...

Muito obrigado pela dica. Marciel