sábado, 27 de fevereiro de 2010

Não caia em tentação...

Todos querem emagrecer, mas nem todos o fazem com saúde e dietas equilibradas. E o desespero chega quando, após a dieta se voltam a ganhar os quilinhos perdidos e mais alguns. O segredo para evitar o descalabro nutricional é comer melhor, mais vezes ao dia, complementando com exercício.




Apresento-vos 14 dicas, que segundo a revista Peso Perfecto contribuem para um estilo de vida saudável:

  1. Não deixe comida à vista. Esconda biscoitos, doces e salgadinhos. Se os olhos não virem, o estômago não se ressentirá, ou seja, tornar-se-á mais difícil de activar o mecanismo da fome. Deixe visíveis apenas os alimentos não calóricos que sejam do seu agrado. Assim, quando sentir necessidade de mastigar, fá-lo-á sem culpa e com menos apetite para as refeições principais
  2. Não coma a ver televisão, a ler ou a ouvir música.
  3. Quando comer, procure mastigar bem sentindo o sabor dos alimentos.
  4. À mesa, coma. Deixe as conversas desagradáveis para depois da refeição. Assuntos de trabalho, futebol, política e dinheiro podem provocar indigestão. Portanto, o melhor será fazer um pacto para se eliminarem as coisas desagradáveis durante as refeições
  5. Faça sempre uma entrada de salada. Além de ser pouco calórica, reduz a fome e, desse modo, não partirá para o prato principal com a garra de alguém destinado a devorar tudo o que aparecer pela frente.
  6. É aconselhável comer pouco, várias vezes ao dia, em vez de muito de uma vez só. 
  7. Muitas vezes ouvimos os nossos amigos dizer "Estou carente. Preciso de um chocolate..." Esta frase pode servir apenas para desculpar a vontade de transgredir a dieta ou mascarar o vício de comer. Ajude-os a combatê-lo.
  8. Faça várias refeições ao dia. Entre cinco a seis. E opte pelas maiores refeições  durante a manhã, de modo a dar tempo para queimar as calorias sem grande esforço. Faça um pequeno-almoço estilo americano. Se for para abusar, que seja pela manhã. O segredo é não deixar o metabolismo lento. Entre o café da manhã e o almoço, deguste uma peça de fruta. E entre o almoço e jantar outra. Quanto a este, ele deve ser leve, servido no final da tarde, por volta das 19 horas. Após esta refeição principal e, enquanto não se deita, poderá comer algo frugal, como duas bolachas de água e sal ou uma tisana quente e calmante, tipo camomila ou erva-cidreira. Evite os chás verdes ou outros estimulantes que lhe tirem o sono.
  9. Deite-se cedo e não pense em assaltar o frigorífico durante a noite.
  10. A par de qualquer dieta, deve fazer exercício físico. Mas atenção, porque, no dia em que fizer exercício físico, não deverá comer mais por isso. Tente fazer tudo com moderação.
  11. Se tiver uma vida sexual activa, aproveite. Faça sexo. É bom, queima calorias e, como tal, emagrece.
  12. Pese-se regularmente e anote os resultados, para controlar o peso e perceber os erros cometidos. Tente pesar-se com o mínimo de roupa e nunca após uma refeição.
  13. Dê preferência às carnes magras e sem pele. Evite os exageros e substitua os fritos por grelhados. É mais saudável.
  14. Antes de dar início a qualquer tipo de dieta, não esqueça que deve aconselhar-se com um nutricionista ou endócrinologista para que eles possam analisar e indicar a melhor dieta para si. Cada caso é um caso diferente e, nem todos os organismos reagem de igual forma. Diabéticos e pessoas com outras disfunções glandulares terão mesmo de seguir orientações médicas específicas.

3 comentários:

Susana disse...

Tudo isso é verdade e temos que seguir à risca se quizer-mos obter sucessos...o pior é ter de fazer comidas diferentes paras a restante familia,lol.É quando se comete deslizes!!! Força e beijinho

M. disse...

Muito boas dicas, Marília! Eu tenho controlado o meu peso comendo apenas fruta ao lanche, geralmente 1 ou 2 laranjas.
Bjs,
M.

Leci Irene disse...

Belas dicas! Gostei. Vou copiar. ok?
beijos